quarta-feira, 1 de abril de 2009

Relação da Psicologia do desenvolvimento com a educação ao longo da vida

Desenvolvimento humano, é o processo pelo qual o Homem passa para se tornar biológicamente maduro e autónomo. Estudar o desenvolvimento humano em todo o seu contexto, é algo complexo, dado que existe necessidade de abordar, analisar e aprofundar as características antropológicas, sociológicas e psicológicas.



Biológicamente, todos sabemos que o desenvolvimento começa com a fecundação ,seguida da evolução do embrião enquanto no ventre materno, que chegado à sua fase final, dá-se o início do parto. Após o parto, continuamos o nosso processo de desenvolvimento biológico.



Psicológicamente, o desenvolvimento humano, é entendido como cientifíco, dado que se estudam as mudanças que ocorrem no ser humano ao longo da sua vida e neste campo, incluem-se a adolescência, o desenvolvimento da fase adulta e o envelhecimento, bem como aspectos de toda a vida, passando pelas habilidades motoras, desenvolvimento cognitivo, resolução de problemas,moral, entendimento. compreensão, aquisição social, desenvolvimento emocional, bem como a formação identitária.



Considera-se então o desenvolvimento humano, como sendo "um processo contínuo de mudança psíquica que ocorre ao longo da vida", desde a fecundação até à morte. Actualmente a idade adulta e a velhice, continuam a ser temas abordados e analisados, pois o ser humano dada a sua capacidade de aprendizagem, flexibilidade e adaptabilidade está sempre em constante desenvolvimento até à sua morte.



No fundo, a psicologia do desenvolvimento, centra-se na pessoa, nas suas "mudanças ao longo da vida", as quais passam por "alterações quantitativas e qualitativas".



O Universo tem o privilégio de ter entre muitas outras coisas, um número vastro e variado de seres vivos, entre eles o ser humano, o qual e cada vez mais, costitui alvo de investigação. Muitas são as questões que se colocam em relação ao seu desenvolvimento e aos factores que para ele contribuem, tais como:



-"o pólo do inato";



- "da hereditariedade";



- "da natureza";



-"o pólo do adquirido";



- "o pólo do meio";



- "o pólo da educação".



Reflectindo um pouco, o ser humano possui alguma carga genética que vai contribuir para o nosso desenvolvimento, mas também outros factores participam activamente, como o meio familiar e social, a educação familiar e escolar, os valores transmitidos, as experiências vividas, as aprendizagens realizadas, os conhecimentos adquiridos e a nossa facilidade de flexibilidade e adaptabilidade com que enfrentamos as mudanças e as alterações, as quais mudam e transformam a nossa forma de agir, de pensar, de ser, de estar, os nossos comportamentos...Afinal quem sou eu?...



" Aidentidade constrói-se ao longo da vida, e é um processo dinâmico que envolve necessáriamente mudança. Os processos biológicos, os factores sociais e as experiências pessoais são os motores das mudanças inerentes a todos os processos de adaptação, portanto da vida".

Bibliografia- Universidade Aberta,2009, Psicologia do desenvolvimento.Texto 2, Diferentes vertentes do Desenvolvimento Humano.





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